O porquê da Campanha Salarial Unificada


A categoria bancária está vivendo um momento ímpar em sua história. Estamos diante de uma possibilidade real de conquistarmos uma nova forma de contratação, caminhando rumo à verdadeira unificação da categoria bancária, onde todos os trabalhadores do ramo financeiro estejam protegidos por uma única Convenção Coletiva de Trabalho.

Acabamos de assinar o pré-acordo com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, no qual estas empresas se comprometem a seguir o que for aprovado na mesa de negociação da Fenaban. Esta é uma conquista histórica.

Os companheiros dos bancos públicos sempre estiveram na vanguarda de nossas campanhas salariais e contribuem muito para a mobilização dos bancários do setor privado.

Contraditoriamente, os bancários do setor público não tinham direito à maior conquista da categoria: a Convenção Nacional.

O pré-acordo assinado entre os Sindicatos e a CNB com o BB e a CEF restabelece a justiça e os direitos deste importante segmento de nossa categoria.

Vamos avançar ainda mais e tentar incluir nesta unificação os trabalhadores dos demais bancos públicos: Basa, BNB e os bancos estaduais federalizados.

Nosso próximo passo é construir a contratação única para todos os bancários.

Não podemos deixar nenhum setor da categoria exposto às vontades políticas de qualquer governo e nem à ganância dos banqueiros.

Somente com esta unidade, contando com a participação de todos os companheiros, é que seremos capazes de defender os direitos da categoria e avançar ainda mais nesta Campanha Salarial.

Muitas pendências específicas que existem em todos os bancos precisam ser resolvidas, porque esta estrutura sindical não foi capaz de responder aos ataques que os governos neoliberais de Collor e Fernando Henrique Cardoso fizeram aos direitos dos bancários, principalmente em relação aos companheiros dos bancos públicos.

Para evitar que isto torne a acontecer, vamos avançar rumo à contratação única da categoria e defender um novo modelo sindical, que reúna em nosso Sindicato todos os trabalhadores do ramo financeiro.

Estamos fazendo, como tem sido nossa prática cotidiana, um sindicalismo com responsabilidade, autonomia e independência, pensando no futuro de todos os trabalhadores do ramo financeiro, e não como alguns poucos tentam fazer, dividindo a categoria para atender unicamente aos seus interesses partidários. Isto não vamos permitir!

Por isso, não abrimos mão da unidade em nível nacional.

Nós, bancários do Rio de Janeiro, continuamos unidos com os companheiros dos demais estados do Brasil e juntos com a Confederação Nacional dos Bancários (CNB) e com a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Nossa FORÇA é a nossa UNIÃO!

Fonte: Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro


658 - 24/06/2005
Celeste Viana

Outras notícias