Fundão - sim ou não?

Nelson Ortigoza

 
Caros amigos do pré-75
 
 Recebemos o e-mail abaixo do colega Nelson Ortigoza, que aderiu ao fundo.

 Pode ser que alguns de vocês já o tenha recebido, ou que eu o esteja mandando para alguns colegas que já participam deste Fundo, mas aqui vai uma opinião pessoal:

 - será que estes colegas estão, realmente, tranquilos com o Fundo?

 - será que se sentiram satisfeitos em abrir mão de tudo aquilo que  conquistaram como banespianos e não podem pleitear nada na Justiça?

 O remetente está aberto a debates sobre o assunto. O seu e-mail segue abaixo.
 Um grande abraço a todos.
 
 Jairo
 
 Nelson Ortigoza - nelson.ortigoza@uol.com.br
 

 Caro Jairo.
 
 Esta na hora do pessoal pré 75 acordar. Tenho falado ao pessoal e no entanto a gente é considerado um chato, más a estratégia do Santander é a seguinte:
 
 1) - Manter o pessoal pré 75 com reajuste zero até que  a massa salarial do aposentado chegue aos valores da massa salarial de mercado, ou seja: valor médio mínimo de R$ 1.200,00 a R$ 1.500,00.
 
 2) O aposentado Pré 75, infelizmente não aderiu ao Plano de Previdencia oferecido pelo Banco, em Janeiro de 2000;
 
 3) Nesta negociação, setembro/04 o aposentado tem que jogar todas as cartas  na negociação e fazer com que o banco crie JÁ um fundo de previdência para o pessaol pré 75 que não aderiu ao Fundão. Porquê?
 
 O Fundo tem regras próprias, reserva matemática garantida, reajuste com índice definido, não retirada de patrocinio pela Patrocinadora, desvincula do pessoal da ativa, desvincula de sindicato, não depende de niguem para se ter reajuste, este faz parte de contrato entre o participante a patrocinadora, etc...

 Esta na hora do pessoal se unir, deixar de lado toda essa posição politico partidaria existente.
 
Não estou dizendo isto para deixá-los numa situãção desconfortavel e sim para se colocar a disposição para ajudá-los a pleitear um Fundo compativel com aquele oferecido em janeiro de 2000.
 
Não podemos nos iludir, o Banco cada vez mais vai oferecer propostas indecentes para ficar livre do pessoal pré-75 visando não ter mais obrigações com nenhum de vocês eliminando esse onus de sua folha de pagamento e de seu passivo.
 
Não estou falando isto para humilhá-los, mas sim para alertá-los para realidade que estamos vislumbrando para o futuro de nossos colegas.
 
Estou a disposição para debater este assunto com nossos colegas e alertá-los do futuro.
 
Temos pouco tempo para mudar o rumo desse processo.
 
Abraços. Nelson
 





065-08/09/2004
Jairo Pereira


VOLTAR