O ABN Amro Real formalizou no Tribunal Superior do Trabalho a desistência de 200 recursos em que recorre de decisões de segunda instância, 65 dos quais ainda na fase de distribuição. Nesse total estão incluídos os recursos em que figuram como parte o Bandepe e o Sudameris, incorporados pelo Banco.
A direção do banco comunicou ao presidente do TST, ministro Vantuil Abdala, que a assessoria jurídica de Brasília foi orientada a examinar caso a caso a possibilidade de desistência de outros recursos nos quais não há possibilidade de êxito. Na última lista das empresas com maior número de processos no TST, de agosto de 2004, o ABN Amro Real aparece em 11º lugar, com o total de 3.565.
Desde a divulgação do primeiro ranking em 2003, já oficializaram a desistência de recurso o Itaú (975 recursos) a Caixa Econômica Federal (700) e o Bradesco (1.106). O último já informou ao presidente do TST que pretende formalizar a desistência de novos recursos.
A iniciativa desses bancos atende à expectativa do presidente do TST com a relação à divulgação do ranking. A finalidade dessa listagem, segundo ele, é de estimular as empresas a buscar soluções para que “reduzam a litigiosidade e repensem suas estratégias jurídicas”.
Fonte: Tribunal Superior do Trabalho
| |