Principalmente aqueles que estão à frente das Afabans, como multiplicadores da luta dos Aposentados do Banespa e que fomentam idéias e propostas de como cruzar a barreira imposta pelo opositor Santander.
Nós, da AFABAN-MS, diante das propostas formuladas no último encontro dos Aposentados em São Paulo, onde se reuniram mais de 1200 companheiros, queremos tornar público que nós estamos dentro do que foi votado, naquela oportunidade, fazendo nosso dever de casa. Entretanto, sentimos dificuldade quando interpelamos Parlamentares e Senadores do nosso Estado, pois há um questionamento comum para que possam dar andamento à nossa interpelação, feita só com base na resolução 118/97 e na MP nº 1974/81.
Invariável a nossa resposta aos parlamentares:
“Solicitamos aos nossos representantes a reblindagem dos Títulos Públicos, etc. etc., e reeditamos nossa fala clássica em cima da resolução 118/97 e de nossas lutas evitando a privatização do Banespa durante seis longos anos e, etc. etc”.
“Colher informações de como fazer, qual opinião a respeito, o que pode ser disponibilizado a nosso favor ou qual o caminho legal mais curto e seguro, deve ser feito juntos aos parlamentares, para que analisemos as várias opiniões. É um trabalho que vai gerar discussão nas várias representações para elaboração de um Projeto de Lei, que contemple as nossas aspirações, revogue o que fere ou destitui direitos conquistados”. Esta é a posição do Deputado Federal do MS. Dr. Geraldo Resende, formulada através de sua assessoria, a qual se disponibilizou em nosso favor para as orientações pertinentes.
O passo seguinte é fazer a “VIA SACRA” na Câmara dos Deputados e Senado Federal para coleta de assinaturas ao Projeto de Lei, e principalmente efetuarmos uma visita ao CAE – Comissão de Assuntos Econômicos, onde nosso Senador Ramez Tebet é o Presidente da Comissão.
Dentro da estratégia, convidamos os nossos pares, que são: Presidentes da Afubesp – Herbert e Zancopé, os quais, no passado já estiveram no Senado e mantiveram contatos e, documentaram sua estada naquela casa, visto que, eles é que detém as informações detalhadas do que foi tratado naquela época. Convidamos, também, a Presidência da Afabesp – Yoshimi Onishi, para que no sentido de unidade, falemos uma só linguagem dentro do nosso propósito, “reblindagem dos Títulos Públicos em favor dos Banespianos e ainda, o cumprimento das normas legais que nos ampara e, que o Santander vêm descumprindo”.Devemos destacar a pré-disposição das diretorias que prontamente se colocaram a nossa disposição para efetivarmos as ações de forma unificada e consistente.
Desta forma, nós da AFABAN – MS, conclamamos todas as AFABANS, em especial os seus dirigentes, que se envolvam na proposta de contatar e buscar o apoio dos seus Senadores e Deputados Federais dos seus Estados e, no Estado de São Paulo, os de sua região, para que haja comprometimento e apoio pessoal, e conseqüentemente a formação de um bloco de parlamentares questionando em nosso favor em Brasília, juntamente com as demais Afabans que oficializarem esse comprometimento.
Cumpre informá-los que uma segunda reunião em Brasília, com os Senadores de Mato Grosso do Sul, está apenas dependendo da Agenda de Negociação do Dissídio 2004/2005, com o Santander, o qual, busca mais uma vez desarticular nosso movimento de aumento salarial, marcando datas e na última hora protela para o próximo dia tal, impedindo ações mais consistentes e ganhando tempo para resolver a questão no afogadilho e à margem dos nossos interesses, fustigando apenas, para observar nossas expectativas e ponto fraco.
É NECESSÁRIO SERENIDADE, E VAMOS TAMBÉM AGIR COMO LOBOS.
Senhores, há de ter paciência para que possamos atingir os nossos objetivos, entretanto, há que ter mais coragem no enfrentamento das dificuldades, despojamento e fé naquilo que acreditamos, não debitando apenas a Afubesp e Afabesp os insucessos, se não fizermos a nossa parte.
Vamos à LUTA! Ela é de todos e em todos os Estados onde têm e teve Banespa, pois, com certeza os Senadores e Deputados, eram ou são clientes do Banespa, e nós éramos e somos seus atendentes ou hoje só somos seus eleitores?
NOSSOS PARLAMENTARES DEVEM SER CHAMADOS A CERRAR FILEIRAS EM FAVOR DA JUSTIÇA, DO BEM COMUM E DA LEGALIDADE.
Nossos filhos merecem um país onde possam acreditar na justiça.
AFABAN-MS.
Epomira B. R. Ferreira - Presidente Almerindo de Oliveira - Vice-Presidente
Campo Grande MS. , 20 de agosto de2004.
|