INSS corrige comprovante de IR e aposentado terá de fazer retificação


O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está enviando desde segunda-feira passada um novo comprovante de renda para os aposentados e pensionistas. O comprovante anterior não incluía o abono mensal de R$ 100 --concedido pelo governo no passado como uma compensação aos contribuintes pelo fato de não ter corrigido a tabela do IR.

Os aposentados e pensionistas que já entregaram à Receita Federal suas declarações de renda terão de fazer uma declaração retificadora corrigindo os valores. Essa nova declaração não tem prazo para ser entregue.

A não-inclusão desse abono mensal de R$ 100 na declaração pode reduzir o valor da restituição ou aumentar o imposto a pagar, dependendo do caso.

Os novos comprovantes de renda estão sendo enviados a cerca de 2,8 milhões de beneficiários do INSS. Desse total, aproximadamente 1,5 milhão são isentos, mas são obrigados a apresentar declaração de renda todos os anos.

As pessoas que estão nessa situação não precisam apresentar uma nova declaração. O restante (1,3 milhão) deverá apresentar uma declaração retificadora. Os valores, tanto de restituição quanto de imposto a pagar, variam de acordo com o benefício.

FONTE: Fonte: Folha Online



504 - 29/04/2005
Gerson Camargo

Outras notícias