Assédio Moral: Sindicato dos Bancários de Bauru denuncia Banespa ao MPT


Na semana passada, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região encaminhou representação ao Ministério Público do Trabalho (MPT) denunciando o Banespa por assédio moral. Foram relatados fatos caracterizadores desta prática que contraria a finalidade social do trabalho: promover a dignidade humana.

Uma combinação de fatores levou o sindicato a adotar a medida: a falta de funcionários na maior parte das agências, a estipulação de metas de produção impraticáveis em muitos casos, o número excessivo de horas extras (não pagas nem parcialmente, por exemplo, aos coordenadores e gerentes), as ameaças veladas de transferência ou demissão, e, por fim, a utilização de expressões humilhantes pelo Superintendente Regional do Banespa (Bauru), Marco Zanardo.

Algumas das frases do superintendente aos gerentes são de mau gosto e incompatíveis com seu cargo e com a realidade dos fatos. Por exemplo: "A produção está horrível, estamos em campanha e é isto que os senhores mostram ao banco? Esta é a fotografia que querem ter? É a foto do comprometimento de vocês, são suas performances como profissionais? Do jeito que estamos com as produções é vergonhoso." Ou ainda: "Eu nunca participei de time perdedor e não será aqui que iniciarei neste time".

O sindicato reivindica que o MPT investigue os fatos e adote as medidas cabíveis.

O que é assédio moral?

Assédio moral é a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes, constrangedoras, durante a jornada de trabalho. Superiores hierárquicos que ofendem, menosprezam, rebaixam, inferiorizam ou ameaçam seus subordinados de diversas formas, velada ou abertamente, direta ou indiretamente, estão assediando moralmente os trabalhadores.

Consequências – O assédio moral traz danos ao trabalhador. Pesquisas, como a feita pela mestre em Psicologia Social da PUC/SP, Margarida Barreto, comprovam que o assédio é lesivo.

Os principais problemas decorrentes desta prática nefasta são: depressão, distúrbios do sono, distúrbios digestivos, hipertensão, facilitação do surgimento ou agravamento das LER/Dort etc.

Por tudo isso, e por lutar por ambientes de trabalho saudáveis, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região fez a denúncia. E mais do que isso, espera que ela chame a atenção e sirva de alerta para que os fatos não se repitam no Banespa e nem em qualquer outro banco ou local de trabalho.

Fonte: Seeb Bauru




474 - 20/04/2005
Celeste Viana

Outras notícias