Banespa é condenado a pagar o reajuste da Fenaban na base sindical de Uberaba

V   I   T   Ó   R   I   A ! ! !


O Banespa foi condenado a pagar reajuste de 8,5% retroativo a setembro de 2004 para o pessoal da ativa e aposentados da base territorial do Sindicato dos Bancários de Uberaba. A determinação é de sentença de o­ntem, dia 11, da 1ª Vara do Trabalho de Uberaba (primeira instância). O juiz Flávio Wilson de Silva Barbosa atendeu em parte a ação de cumprimento do acordo coletivo movida pelo Sindicato dos Bancários de Uberaba contra o banco adquirido pelo Santander.

A ação de cumprimento do acordo coletivo da Fenaban foi levada à Justiça pelo Sindicato, após a rejeição da proposta pela maioria dos presentes na assembléia na campanha salarial de 2004. Em todo o Brasil, 25 sindicatos que tem o Banespa em sua base rejeitaram a proposta. Outros 43 sindicatos aprovaram a medida e assinaram o acordo.

Para os bancários e aposentados de Uberaba, a proposta de reajuste zero em troca da estabilidade de um ano e pagamento de abono penalizava principalmente os inativos. "Depois de três anos de congelamento, a categoria entendeu que não era possível aprovar mais dois anos sem reajuste e aprovou a ação de cumprimento", ressalta o diretor do Sindicato, Carlos Alberto de Carvalho.

O Banespa também chegou a ajuizar dissídio, que até o momento não foi julgado pelo TST. A intenção do banco é estender o acordo coletivo diferenciado, aprovado e já assinado por 43 bases sindicais que representam a maioria dos banespianos, para os sindicatos cujas assembléias não aceitaram a proposta, a exemplo do que ocorreu em 2001.

Fonte: Anízio Bragança Júnior - Seeb Uberaba




443 - 13/04/2005
Roberto Moron

Outras notícias