Receita alerta para e-mail falso dizendo que há erro na declaração do IR


BRASÍLIA - O supervisor nacional do programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, alerta os contribuintes sobre um e-mail falso que vem circulando na internet em nome da Receita Federal. A mensagem afirma que foram detectados erros na declaração do IR 2005 do contribuinte e pede que ele abra um arquivo em anexo para corrigir os dados.

Segundo Adir, esse é um golpe aplicado por quadrilhas que tentam obter informações dos contribuintes para depois utilizá-las indevidamente. Em muitos casos, os e-mails também trazem vírus nos arquivos em anexo.

Segundo o supervisor, quem receber a mensagem não deve preencher qualquer campo. O ideal é apagar o e-mail imediatamente. Adir lembrou ainda que a Receita não pede esclarecimentos de contribuintes pela internet:

- O Fisco não comunica qualquer problema na declaração dos contribuintes por e-mail. As notificações são feitas por correspondência.

Ele também defendeu o sistema da Receita de críticas, que circularam pela internet, de que ele é frágil e permite que qualquer um prejudique outra pessoa se obtiver seu CPF e apresentar sua declaração do IR pela internet. Adir reconheceu que essa infração pode acontecer, mas negou que ela traga danos irreparáveis ao contribuinte.

- Mesmo que alguém apresente a declaração em lugar de outra pessoa, o problema é contornável. Quando detectar que seu documento já foi entregue, o contribuinte tem apenas que ir a uma unidade da Receita, obter o número do recibo da primeira declaração e apresentar uma retificadora - afirmou Adir.

Adir destacou que a Receita está aprimorando seu sistema de segurança. Um desses mecanismos é a certificação digital, um cartão eletrônico codificado que permite ao usuário fazer uma série de operações com a Receita de forma segura pela internet.

Fonte: O Globo




435 - 12/04/2005
Celeste Viana

Outras notícias