DENÚNCIA AOS DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES DO RN


Ilustre Sr. Senador

Nós, aposentados do Banespa, vimos sendo sistematicamente espoliados pelo Santander, desde que adquiriu o controle acionário daquele Banco. Em 2001, com o apoio de Sindicatos e Associações ditos representativos, conseguiram aprovar um acordo salarial, que nos deixou por três (3) anos, sem reajustes salariais. Importante frisar, Caro Senador, que quando da "venda" do Banespa, o Governo Federal, disponibilizou ao Santander, aproximadamente QUATRO BILHÕES de Reais em Títulos Federais, que posteriormente foram liberados por Medida Provisória, num processo até hoje questionamos junto a esse Senado Federal, autor da Lei que criou aquele recurso. Destinava-se ao pagamento das nossas complementações, bem como aos REAJUSTES, que estão sem ocorrer. Este ano, achando pouco, o citado banco, está tentando mais uma vez, aprovar idêntico "Acordo" que já se encontra no TST, em nível de DISSÍDIO COLETIVO, sendo analisado para julgamento. Bem sabemos que essa Casa não poderá interferir no Processo em questão.

Queremos apenas que V.S. como lídimo Representante do povo, procure apurar e investigar o comportamento do Santander-Banespa, e faça um pronunciamento nessa Casa denunciando a espoliação a que estamos sendo submetidos. Somos aproximadamente 15.000 aposentados em todo o Brasil, o que nós dá uma comunidade em torno de 50.000 pessoas.

No Rio Grande do Norte, temos um grupo de aproximadamente 120 Colegas, entre aposentados, pensionistas e ainda na ativa.

Esperamos contar com a palavra de V.Sa. para que as atitudes daquele grupo estrangeiro, não passem incólumes e sem o repúdio da sociedade. Saiba Senador, que hoje eles são a empresa que sofre o maior número de ações trabalhistas. Usam de todas às manobras para se apoderar dos recursos destinados aos nossos reajustes e quem sabe futuramente dos salários-complementação.

No dia 02 deste mês a Deputada Mariângela Duarte-PT/SP- fez um pronunciamento na Câmara Federal, sobre o comportamento do citado grupo, com ampla repercussão, no âmbito da classe bancária e fora dela.

Esperamos contar com a força da Vossa palavra, contra os desmandos que vêm sendo praticados contra nós funcionários admitidos antes da "venda" e notadamente APOSENTADOS e Pensionistas, que estão praticamente desamparados. Pedimos apenas que nosso direito seja respeitado, por um grupo alienígena, que somente dissabores têm causado à nossa grande família.

Respeitosamente - aabn- Associação dos Funcionários Aposentados do Banespa Natal - José Leite Filho - Presidente




394 - 29/03/2005
José Leite

Outras notícias