Deputado polêmico será relator da CPI da privatização


Brasília - O deputado Wladimir Costa (PMDB-PA) foi escolhido pelo presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, para ser o relator da CPI que vai investigar o processo de privatização das empresas do setor elétrico e o papel do BNDES nessa privatização.

Em rápido discurso no plenário, Costa afirmou que vai colocar na cadeia os responsáveis por irregularidades se isso for constatado. "Se as denúncias forem sólidas, sugiro ao ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, que comece imediatamente a construir uma nova penitenciária federal porque vamos colocar atrás das grades para apodrecer na cadeia todos aqueles que dilapidaram o patrimônio público deste país", disse Costa.

O deputado é polêmico. Já foi autor de requerimento para saber o quanto de álcool o presidente Lula consumia, logo após a publicação da reportagem do jornalista Larry Rhoter, no New York Times, que escreveu sobre as preferências etílicas do presidente.

Já foi ameaçado de processo por falta de decoro parlamentar em junho do ano passado porque apresentou pacotes de dinheiro na sessão em que a Câmara aprovou o salário mínimo de R$ 260,00, derrubando o projeto de conversão do Senado que aumentava o valor para R$ 275,00.

Hoje no plenário, Costa declarou que vai votar contra a cassação do deputado André Luiz (PMDB-RJ)cuja perda de mandato já foi pedida pelo Conselho de ética da Câmara. "Quero informar a todo Brasil que o deputado André Luiz, a parte desta denúncia de tentativa de extorsão, é um parceiro leal. Todos nós seres humanos somos passíveis de erro. Não estamos acima do bem e do mal." A CPI será instalada amanhã, às 10 horas, na Câmara.

Fonte: Agencia Estado




382 - 16/03/2005
Felício Silva

Outras notícias