Jornal da Tarde - Acordo entre Banespa e bancários só em março


    A audiência de conciliação promovida ontem no Tribunal Superior do Trabalho TST decidiu que a aplicação do acordo coletivo - com 90 cláusulas - proposto pelo Banespa/Santander a seus funcionários será decidido, em 10 de março, pela Seção de Dissídios Coletivos do Tribunal. Antes dessa data, o relator do processo, ministro João Oreste Dalazen, decidirá pela inclusão dos aposentados no julgamento. A Associação dos Funcionários Aposentados do Banespa (Afabesp) quer sensibilizar a Seção sobre a principal reivindicação do grupo: reajuste de 8,5%

A audiência de ontem não durou meia hora. As três confederações citadas no pedido de dissídio coletivo do Banespa, afinal, concordam com o acordo proposto pelo banco. Segundo o TST, 48 dos 68 sindicatos já aprovaram a proposta do Banespa. Os aposentados, que não concordam com esse número, também não aceitam o acordo.

Roberto Gaudio, chefe da assessoria jurídica da Afabesp, acha simples o pedido dos ex-funcionários. "Para o pessoal da ativa, há a garantia de emprego de um ano. Em contra partida, não reajusta (os vencimentos). Os aposentados querem o índice os 8,5%", disse. "Em um acordo de 90 cláusulas, nenhuma interessa", completou.

(Jornal da Tarde)





331 - 16/02/2005
Álvaro Pozzetti

Outras notícias