Antecipação remunerada pré-aposentadoria: dez banespianos já foram liberados

Menos de um mês após a assinatura do Acordo Coletivo do Banespa, o banco começou a liberar os funcionários que se encontram há um ano ou menos de adquirir o tempo necessário para a aposentadoria, seguindo a cláusula 48 do documento.
 
Na última segunda-feira, dia 3, dez banespianos fizeram pré-homologação no Sindicato dos Bancários de São Paulo e, nesta sexta-feira, 7, será a vez de outros dez colegas adquirirem o direito.
 
Após dez dias de fazer a pré-homologação, são pagas as verbas vencidas aos trabalhadores. Eles também continuarão a receber mensalmente os salários e demais verbas entre os quais, gratificação de função, vantagem individual e ATS/Quinqüênio. Importante: a cláusula 36 do acordo prevê estabilidade pré-aposentadoria para estes banespianos durante todo o período de liberação remunerada.
 
De acordo com o banco, só na base de São Paulo, 260 funcionários encontram-se nesta situação. O dirigente sindical Luiz Campestrin informou que as homologações ocorrerão sempre às segundas e quintas-feiras. “Na nossa base, vamos atender cerca de 37 pessoas por dia até o final deste mês”, disse Campestrin. “Os outros sindicatos devem receber em breve a informação dos colegas que já podem ser liberados.”
 
Termo de Liberação – Segundo o acordo coletivo, o Banespa comunicará a liberação automática ao empregado, informando, por escrito e com antecedência de no mínimo dois dias úteis, data e local para que seja formalizado o Termo de Liberação Remunerada Pré-aposentadoria. Nele, estarão contidos os valores que o funcionário receberá mensalmente e a data em que deverá dar entrada no pedido de aposentadoria no INSS.
 

Fonte: Afubesp





281 - 06/01/2005
Álvaro Pozzetti

Outras notícias