Aposentados pré-75 apresentam contraproposta ao banco


            

Durante a negociação de ontem, 18, os representantes dos aposentados e pensionistas pré-75 reafirmaram à direção do Santander Banespa que a proposta apresentada no último dia 9 é inaceitável para o segmento e apresentaram uma contraproposta baseada em três pontos:

1. Reajuste da complementação dos aposentados e pensionistas pré-75, no mínimo, pelo índice da Fenaban, que foi de 8,5%;

2. Separação da questão dos funcionários da ativa do pessoal pré-75, levando em consideração que as realidades dos dois segmentos são diferentes e que o banco recebeu títulos federais destinados a honrar o passivo trabalhista com os aposentados e pensionistas pré-75 com os devidos reajustes;

3. A criação de uma Comissão Paritária (entre representantes da empresa e dos funcionários) com a missão de estudar e propor alternativas destinadas à constituição de um fundo de pensão para todos os colegas pré-75 que hoje recebem complementação do Banespa, a ser administrado pelo Banesprev, sem que os aposentados e pensionistas tenham que abrir mão das ações contra o banco.

O coordenador da Comissão Nacional dos Aposentados e diretor da Afubesp, Herbert Moniz, ao fazer a contraproposta ao banco, ressaltou que ela é resultado do amplo debate realizado nos diversos encontros do segmento em todo o país. “Nossa compreensão é que os aposentados e pensionistas pré-75 do Banespa já deram sua contribuição para a travessia (de banco público a privado), em decorrência do acordo coletivo de 2001 que foi homologado no TST”, argumentou o dirigente.

Negociação continua hoje – A negociação entre o Santander Banespa e os representantes dos funcionários da ativa e aposentados será retomada   nesta sexta-feira, às 12 horas, quando os negociadores do banco deverão apresentar respostas para todas as reivindicações formuladas na reunião de ontem.

Fonte: Airton Goes – Afubesp





214 - 19/11/2004
Álvaro

VOLTAR