CARTA ABERTA - AFABAN-MS


 
CARTA  ABERTA

 

AFABAN-MS.-  ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS APOSENTADOS DO BANESPA DE CAMPO GRANDE E MS.

 

QUEM SOMOS:

 

Somos um grupo de funcionários aposentados do BANESPA, filhos de Campo Grande, em sua maioria - onde se inaugurou a primeira agência do Banespa, fora do Estado de São Paulo e sétima agência do Banco.

 

Somos cidadãos brasileiros, que, independentes de cores partidárias, participamos do crescimento de nossa cidade e do Estado de Mato Grosso do Sul; sendo, na atividade bancária, gerenciadores  de recursos financeiros para o desenvolvimento do comércio e serviços da nossa cidade. E ainda, o BANESPA, foi o BANCO OFICIAL DO ESTADO DE MATO GRASSO DO SUL, quando de sua criação. Somos, por tanto, participantes dos anseios sociais.

 

Somos hoje, profissionais aposentados do BANESPA, com direitos garantidos por Leis, Estatuto e Regulamentos. Entretanto, com a privatização do BANESPA, contrária aos interesses da maioria da população, da classe política e dos funcionários, mas, favorecendo aos interesses do FMI e dos BANQUEIROS INTERNACIONAIS, privatizou- se o MAIOR BANCO DE FOMENTO DO PAÍS , tornando nos reféns do seu controlador, SANTANDER, uma  vez que não cumpre o contrato firmado na ocasião da compra do BANESPA.

 

Somos hoje reféns, na medida  em que o SANTANDER NÃO CUMPRE a resolução 118/97 do Senado Federal e a Lei n°9466 de 27/12/1996 aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, que garantem a complementação da aposentadoria aos funcionários e pensionistas do BANESPA, com atualização salarial de acordo com a classe bancária.

 

Como garantia de pagamento da dívida trabalhista pelo adquirente, SANTANDER, o Senado Federal, através da Resolução n°118/97, permitiu a emissão de Títulos Públicos blindados, isto é, com fim específico: GARANTIR O PAGAMENTO DA APOSENTADORIA E PENSÕES DOS FUNCIONÁRIOS, COM AS DEVIDAS ATUALIZAÇÕES.

 

Somos hoje mais de 15000 aposentados em todo o país,  COBRADORES DO SANTANDER, ignorados em tudo o que foi contratado e garantido por Lei, visto que:

- CONGELOU os nossos salários desde o ano de 2000, até a presente data;

- É DEVEDOR do fundo de pensão, BANESPREV;

- NEGOCIOU os Títulos Públicos emitidos para um fim específico;

- RESPONDE  no Ministério Público Federal várias ações trabalhistas.

 

Somos, sim, COBRADORES daquilo que líquido e certo nos pertence, que com HONESTIDADE conquistamos, com TRABALHO correspondemos, CONSTRUIMOS dias melhores para nossos filhos, e não poderá, jamais, continuar em mãos sujas, sustentadas por pés enlameados de estrangeiros que vem em nossa Pátria subjulgar o nosso povo, usurpando suas conquistas.

 

COBRAMOS AINDA, que no Acordo Coletivo, para 2004 a 2005, a diretoria do SANTANDER tenha responsabilidade social, e cumpra aquilo que foi contratado e,  acima de tudo, 

                                                   SEJA DIGNO DO SOLO DA NAÇÃO QUE O RECEBEU

 



018-28/07/2004-Zoia
VOLTAR