Presidente do Santander Recebe Medalha



Exma.Sra Maria Lúcia Alckmin Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo

REF= ENTREGA DE MEDALHA AO PRESIDENTE DO SANTANDER BANESPA

No dia 11 de março, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, entregou a Medalha Rosa da Solidariedade a várias pessoas e instituições, entre as quais o presidente do Grupo Santander BANESPA (constituído pelos bancos BANESPA,Santander Brasil e Meridional), Gabriel Jaramillo.

De acordo com matéria publicada na edição de abril do"Conexão" jornal interno do banco, durante a cerimônia, realizada no Palácio dos Bandeirantes, V.Sa. teria afirmado que os homenageados "simbolizam o amor, porque trabalham para o resgate da dignidade humana e têm realizado trabalhos sociais maravilhosos".

Com todo respeito, gostaríamos de informar-lhe que ficamos muito surpresos com o fato de o banco, na pessoa de seu presidente, receber tal honraria da primeira dama do Estado de São Paulo, tendo em vista a política desumana do grupo espanhol para com os trabalhadores paulistas e brasilieros.

Acreditamos não ser do conhecimento de V.Sa. que a gestão de Gabriel Jaramillo no Santander BANESPA, tem sido marcada por milhares de demissões e pelo desrespeito aos direitos dos funcionários da ativa e aposentados. Somente no BANESPA cerca de 8.600 pessoas perderam o emprego desde a privatização.

Por coincidência, um mês antes da homenagem (fevereiro), do Fundo Social, 600 funcionários do grupo tiveram que engrossar a triste fila de desempregados. Além de injustas, essas demissões são discriminatórias, pois, em geral, atingem pessoas próximas da aposentadoria ou portadoras de doenças ocupacionais adquiridas na empresa, justamente aquelas que terão mais dificuldades para encontrar nova colocação no mercado.

Para completar, 13.000 aposentados do BANESPA estão com as complementações congeladas pelo Banco há três anos, embora o Santander tenha recebido títulos federais destinados a honrar esse passivo, com os devidos reajustes anuais.

Portanto, alertamos V.Sa. que o grupo espanhol utiliza eventuais contribuições ao Fundo Social de Solidariedade como marketing para encobrir sua falta de responsabilidade social para com os trabalhadores brasileiros.

Banco que demite, desrespeita os direitos de seu trabalhadores e contribui para ampliar a crise social no Brasil não merece a Medalha Rosa da Solidariedade.

Atenciosamente

Comissão Nacional dos Aposentados do BANESPA


017-26/07/2004-Zoia
VOLTAR