Banespianos condenados à morte


            

O PSDB construiu o cadafalso, FHC decretou a sentença de morte e o PT providenciou o carrasco. Eis a verdade.

O grande mérito do PT foi sua luta pela não privatização do Banespa. Consumada, o partido poderia ter salvado  os banespianos da máfia do Santander.

Vejamos:

 

1º) Lula poderia  revogar a MP dos Títulos Federais, fazendo prevalecer a Resolução do Senado. E o que fez ? Recebe o presidente do Santander em audiência especial no Planalto  para agradecer por uma das maiores doações para sua campanha. Justamente o Santander que, conforme publicado nos principais jornais econômicos do mundo, meses antes da eleição não recomendava investir no Brasil devido ao risco Lula. No poder, Lula revelou sua  verdadeira face: amava banqueiros !

 

2º) O Sindicato, dominado pelo PT,  poderia ter refutado as condições impostas pelo Santander. O mais energúmeno dos humanos não proporia a defesa de um “acordo” com as seguintes “pérolas”:

 

Cláusula 1ª-  Os salários e demais verbas salariais vigentes em 31 de agosto de 2001 terão seus valores mantidos em 1º de setembro de 2001 e a partir desta data, na vigência do presente acordo ou de sua prorrogação.......serão corrigidos a cada 12 meses sempre que o índice de inflação medido pelo INPC em cada um desses períodos ultrapassar 9,8%”

Comentário: Por quê 9,8 ? Porque em 3 anos, repicando, mais o congelamento do ano anterior, resultaria em reduzir os salários dos banespianos à metade.

 

 Cláusula 85ª) “O presente acordo terá a duração inicial de 2 anos, de 01.9.2001 até 31.8.2003 e ficará automaticamente prorrogado por mais 1 (hum) ano, de 01.9.2003 a 31.8.2004, salvo se as partes, em negociação direta e de COMUM ACORDO preferirem não prorrogá-lo em manifestação CONJUNTA......

Comentário: Vocês acham que o Santander  chamaria o Sindicato para propor aumento ?  Qual energúmeno, repetimos, acreditaria nisso ?

E ainda:

 

“ Ao término da vigência do presente acordo......o Banco continuará aplicando suas cláusulas e condições pelo prazo de 30 dias”

E ASSIM FORAM QUATRO ANOS E UM MÊS DE CONGELAMENTO !

Em troca do quê:

 

-Garantia de emprego apenas por um ano, até 31.10.2002 em troca de quatro de congelamento;

-Garantia de emprego do empregado sindicalizado a partir do momento de sua candidatura a cargo de direção ou representação de entidade sindical ou associação profissional até 1 (um) ano após o FINAL DE SEU MANDATO, caso seja eleito, inclusive COMO SUPLENTE....... (vide cláusula 38ª)

- Idem aos membros da CIPA  ..... ( cláusula 39ª)

 

É preciso comentar ? TAMBÉM OS DIRIGENTES DA AFUBESP foram PREMIADOS NO “NEGÓCIO”.

Por quê um Presidente de Sindicato de Empregados, em sã consciência, defenderia veementemente um acordo desses, como defendeu nas duas Assembléias ?  Sabia ele que, além da inflação de 2001, mais os limites de 9,8 para 2002, 2003 e 2004, além da redução da complementação dos aposentados por força dos reajustes do INSS faria a complementação a ser feita pelo Santander cair pela metade? Claro que sabia. Tanto que se preocupou depois em comparecer à primeira reunião da Afabesp/Afubesp/Sinfab para fazer  apologia de sua nefasta “negociação” com o Santander. Afirmou que os cartazes com os dizeres de “Sindicato Vendido” e o que questionava qual havia sido “seu preço” eram desaforadas. Não ficou nem vermelho

 

                  Quanto esta safadeza rendeu para os espanhóis ? Mais de dois bilhões !!!!

Eis as declarações de Botín:

Folha SP -30.11.2002 “ O Santander possui mais de U$ 4 bilhões em títulos do governo...

21.6.03 –Assembléia Geral dos Acionistas:  “2003 será o melhor ano da nossa história com mais de 2,5 bilhões de EUROS de lucro líquido....”

e ainda:

“Brasil : cumpridos os objetivos marcados ao adquirir o Banespa, agora é preciso crescer........”   

 

                  Ora, sabemos que nenhum dirigente sindical dos que “negociaram” com o Banco pode ser classificado como energúmeno. Então resta perguntar o que de fato ocorreu nos porões do nosso sindicato petista. Ou será que os dizeres das faixas levantadas na Assembléia pelos que seriam sacrificados estavam corretos ?

                  Se o Ministério Público investigar..................

                 E ficaram mais por quês....

                 Por quê o então Presidente do Sindicato defendeu na primeira Assembléia o “negócio” com tanta virulência ? Por quê o Berzoini também estava presente  aguardando o “negócio” ?  Por quê,  rejeitado o “negócio”, mudou-se uma vírgula na proposta e quarenta e oito horas depois o Santander lotou a quadra do sindicato com seguranças, estagiários e afins para que os dirigentes Sindicais não perdessem o

 “negócio”. 

                 Ai se o Ministério Público mandasse observadores........

                Por quê, no congelamento de quatro anos, a garantia de emprego aos da ativa por apenas um ano enquanto a dos dirigentes sindicais  por todo o mandato e mais um ano de bônus ?

               Por quê não se mencionou cláusula específica dos aposentados se estes não recebiam PLR, vale refeição, comissões, abonos, etc. e outros artifícios para “aliciar” os da ativa, além da prática de terrorismo contra eles ?

                Por quê o Ministro Pazzianoto homologou o “acordo” em Brasília imediatamente, sem delongas ?

                Nota: Na Assembléia, dentre os políticos da cúpula petista,  só faltou a presença do Zé Dirceu insinuando “vota pessoar que o PT agradece!”

 

               Sabem os bancários que João Vaccari Neto, defensor intransigente e signatário do acordo, é um dos suplentes de Mercadante e talvez ainda receba mais um prêmio que será o de se tornar SENADOR DA REPÚBLICA ?

               Por quê Vaccari compareceu  no primeiro encontro dos Aposentados apenas para fazer apologia contra os dizeres dos cartazes dos bancários presentes na Assembléia, os quais sugeriam que ele estava vendido ?

               Por quê a Afabesp, depois de tanto recomendar aos aposentados que não aderissem ao “fundão”, agora não toma a mesma postura agressiva contra o Sindicato e o Santander?  E por quê não publica na imprensa as mazelas do patrão e quanto o Santander lucrou no “negócio”?  Por quê não recomenda aos seus associados, aposentados a caminho do pó para que transfiram o que resta de suas poupanças e aplicações para outro banco? Será porque a Afabesp depende dele para recolher as contribuições na folha de pagamento ?

               Por quê a AFUBESP que ficou de mãos dadas com o Sindicato por ocasião do “negócio” agora  não luta para que este não  faça acordo em separado dos demais bancos? Ora, nada impede que o Sindicato faça um simples comunicado ao Banco de que não negociará em separado e seguirá o acordo da Fenaban para não ocorrer novamente o segundo estupro contra os da ativa e aposentados.

É evidente que o Santander vai mandar o que ainda resta de banespianos para a rua. Com ou sem novo congelamento, Ou vocês acham que ele prima pela ética conforme pudemos já verificar ?

 

              Finalizando, companheiros do Afubesp, Afabesp e Sinfab: sem politizar ! O Natal está chegando, não se iludam em seguir a estrela. Mudaram-se apenas as moscas ! Nossa complementação está virando pó ! Funcionários do Banespa acabando. Vinhedo vai virar Recanto dos Mendigos. A Afubesp vai virar Afudebesp (Associação dos funcionários demitidos do Banespa) e a Cabesp vai virar CabINSS !

 

             Botín não está satisfeito com dois bilhões. Agora QUER mais dois anos e meio de congelamento que lhe renderão mais dois bilhões. Assim, só à custa do provisionamento deixado pelo Governo Federal, recuperará o que pagou pelo banco. Voltará a dizer aos acionistas:  “fomos muito além dos objetivos marcados ao adquirir o banespa.”  Como consolo, o Marcolino, atual presidente do sindicato dos bancários caso ainda venha a disputar  nos porões do PT o novo butim,  deveria pelo menos exigir do Santander incluir  no novo acordo o patrocínio de aulas de dança flamenca !  Olé !





148 - 14/10/2004
Wagner


VOLTAR