1999 - 90 anos do Banespa

Manifestações pipocaram por todos os cantos. - Apoio da população, de igrejas, sem terras, Cameras Municípais etc.



15/06/1999 DEZENAS DE CIDADES DE TODO O PAÍS COMEMORAM ANIVERSÁRIO DO BANESPA COM ATOS EM DEFESA DO BANCO Ontem, o aniversário do Banespa foi comemorado de forma muito especial pelos banespianos, da ativa e aposentados, e demais setores da sociedade. Dezenas de cidades, aproveitaram a data para marcar os 90 anos do banco com atividades contra a privatização do banco. Foram realizados atos, shows, manifestações, cultos ecumênicos e outras formas de protestos.

Veja como foi a comemoração do aniversário de 90 anos do Banespa em algumas dessas cidades: Araçatuba Câmara Municipal aprovou moção contra a privatização do Banespa, apresentada pelo vereador Édipo Pereira (PDT). Barretos Organizada pelo Sindicato dos Bancários local, a atividade foi realizada hoje. O presidente da entidade e funcionário do Banespa, Ezisto Césari expôs os motivos da manifestação aos presentes e houve leitura (por Sergio de Mello) do pronunciamento que o deputado federal Ricardo Berzoini fez na última quinta-feira,10, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Animados por carro de som e uma "bandinha", a comemoração contou com a presença do Padre José Antônio, que abençoou a agência e as pessoas que estão neste movimento, que, segundo ele, "lutam por justiça".

No decorrer do evento foram distribuídos mil pedaços de bolo aos usuários, clientes e funcionários do banco. Bauru Ato em frente à agência, com distribuição de bolo aos funcionários, da ativa e aposentados, e clientes. Durante a atividade, os dirigentes do Sindicato dos Bancários da cidade entregaram à população o folder com 90 motivos para o Banespa continuar sob controle acionário do Estado e o panfleto Vamos dar um "bolo" na privatização. Catanduva Ato com as presenças da primeira dama, Ivana Saião, e do presidente do Sindicato dos Bancários, Paulo Franco. Os banespianos, da ativa e aposentados, distribuíram bolo aos clientes da agência. Guarulhos Ato-show na agência Guarulhos Centro foi animado pela banda "Os Silva" e contou com a participação dos banespianos da ativa e aposentados.

Houve leitura de manifesto em defesa do banco e vários aposentados de outras categorias se prontificaram a contribuir na luta contra a privatização. Indiaporã Houve manifestação com a participação de produtores rurais, que fizeram uma passeata com seus tratores enfeitados com faixas em defesa do Banespa. Durante a atividade, houve até fogos de artifício. Após o padre benzer a agência e os funcionários, o diretor da Afubesp, José Aparecido da Silva (Chocolate), abriu a solenidade falando da importância para a agricultura de se manter o Banespa sob controle acionário do Estado de São Paulo.

Participaram das atividades o prefeito, Cláudio Correa, o presidente da Câmara Municipal, Ivan Santana, o vice-prefeito, João Batista, e o presidente da Associação de Produtores Rurais, José Luis Arantes. Segundo Chocolate, os banespianos, da ativa e aposentados, demonstraram todo o carinho que têm para com o banco. Hoje, estava prevista sessão na Câmara Municipal em que seria votada a PEC. Mogi das Cruzes Ato na frente da agência, com a distribuição do folder 90 anos e 90 razões para o Banespa continuar sendo o Banco do Estado de São Paulo. A atividade, organizada pelo Sindicato dos Bancários de Mogi e Afubesp, contou com a participação do MST, que entregou verduras à população. Novo Horizonte Atividade contou com a participação de autoridades municipais, vereadores e banespianos da ativa e aposentados. O padre Alfredo do Rio benzeu a agência e abençoou os funcionários. Presidente Prudente A festa de aniversário foi comemorada com um café da manhã na agência do Calçadão, que contou com a participação de aproximadamente 270 pessoas.

Hoje, a Câmara Municipal estará homenageando o Banespa em sessão solene, com a participação do prefeito Mauro Bragato (PSDB), demais prefeitos da região, vereadores e entidades da sociedade civil. As atividades estão sendo organizadas pelo Sindicato dos Bancários, Afubesp, Corep e diretoria regional do Banespa. Rio Claro Manifestação com a participação do prefeito da cidade, Cláudio de Mauro, e de vereadores e autoridades. Hoje será realizada sessão solene na Câmara Municipal sobre os 90 anos do Banespa. Outros estados Blumenau–SC Foi celebrada missa, seguida de confraternização entre banespianos da ativa, aposentados e clientes da agência, com bolo, torta, salgados, frutas, café e refrigerantes. Durante a atividade, que contou com a presença de representante do poder executivo (prefeitura) e da Câmara Municipal, o Sindicato dos Bancários da cidade distribuiu manifesto em Defesa do Banespa como Banco Público. No dia 10 de junho, a Câmara Municipal já havia aprovado uma moção, apresentada pelo vereador Maurício José Pacheco (PT), de apoio à aprovação da PEC. Florianópolis–SC Confraternização entre banespianos e clientes, com bolo e refrigerantes. Pronunciamento de dirigentes do Sindicato dos Bancários da cidade no carro de som, postado em frente à agência. Distribuição e leitura de carta aberta à população, clientes e funcionários da ativa e aposentados. A diretora da Afubesp, Márcia Maldonado, utilizou a palavra para defender a manutenção do controle acionário do Banespa nas mãos do Estado de SP. Hoje, dia 15, o vereador Mauro Passos (PT) apresenta na Câmara moção de apoio à PEC.

Fortaleza – CE Em Fortaleza, os clientes foram recepcionados com um café da manhã na comemoração que teve início com uma missa oficiada pelo monsenhor Coutinho, na agência Aldeota. Em seguida, houve ato unificado que contou com a presença da presidenta da Associação dos Funcionários do BNB, Jânia Viana, e do diretor da Apcef (Associação dos Profissionais da CEF), Erismar Silva, dirigentes do Sindicato dos Bancários, colegas aposentados e o pessoal da agência.

O deputado federal José Pimentel e o vereador Nelson Martins (ambos do PT) também foram dar seu apoio aos banespianos. Para o diretor da Afubesp, Herbert Moniz, o ato, "mais do que nunca", serviu para manter acesa a chama da resistência contra a privatização. Juiz de Fora – MG Ato contou com a apresentação do Coral SESI Minas e com a presença do presidente da Câmara Municipal, Paulo Rogério (PCdoB). Durante o evento, o Sindicato dos Bancários local distribuiu carta aberta à população. A banespiana Maria Izabel, diretora da entidade, agradeceu a confiança dos mineiros no Banespa. "Sem essa confiança, a nossa resistência contra a privatização não teria a força que tem."

Porto Alegre – RS Ato-show em frente a agência Porto Alegre Centro, com a apresentação do Coral do Banrisul e participação do vice-prefeito José Fortunati, do vereador Antonio Losada e do deputado estadual Paulo Pimenta, todos do PT. Ao final do evento, mais de 100 participantes deram um abraço na agência. Às 14 horas, o diretor da Afubesp e do Sindicato dos Bancários da cidade, Ademir Wiederkehr, usou o espaço da Tribuna Popular da Câmara Municipal para destacar os 90 anos do Banespa e a importância de impedir sua privatização. Ao final da tarde foi realizado um culto ecumênico na agência Porto Alegre Centro, presidido por um frei franciscano e um pastor adventista. A atividade foi seguida de um café colonial com bolo de aniversário. A participação dos banespianos, da ativa e aposentados, foi marcante nas três atividades.

Fonte: AFUBESP


1016 - 15/09/2007
Alfredo Rossin

Outras notícias