... Aposentados do B a n e s p a ...



Santander Brasil e Meridional demitem em Porto Alegre/RS


                - 16/11/2004 - Os espanhóis do Santander seguem desrespeitando o emprego dos trabalhadores brasileiros. Na quinta-feira, dia 11, o grupo espanhol tentou homologar no Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região a rescisão dos contratos de trabalho de seis funcionários do Santander Brasil e Meridional, demitidos sem justa causa, na capital gaúcha. Um deles tinha 31 anos de banco e estava às vésperas de se aposentar. Pode?

Quatro dos seis dispensados eram empregados do Meridional, com 17, 18, 26 e 31 anos de banco. Todos possuem histórico de LER/Dort e estavam lotados na Administração Central, em Porto Alegre. O banco não apresentou o exame demissional dos trabalhadores, limitando-se a mostrar os exames periódicos, um deles feito dois dias antes do desligamento.

Os outros dois demitidos trabalhavam no Santander Brasil, com três e cinco anos de banco e lotados na agência Alberto Bins e na Central de Prepostos.

Sem exame demissional, o Sindicato recusou-se a homologar as rescisões. “O Grupo Santander Banespa precisa respeitar os empregos e direitos dos bancários. Com um lucro acumulado de R$ 1,251 bilhão nos primeiros nove meses de 2004, o banco deveria gerar empregos, respeitar os empregados com doenças ocupacionais, contratar mais funcionários para atender os caixas, efetivar terceirizados e estagiários e instalar porta giratória de segurança na entrada das agências, dentre outras medidas”, afirma o diretor do Sindicato e da Federação dos Bancários do RS, Ademir Wiederkehr, que também é diretor regional da Afubesp.

O Sindicato exige o fim das demissões e a abertura de negociações sobre fusões e fechamento de agências e departamentos, com garantia de emprego para todos os trabalhadores do Santander Brasil, Meridional e Banespa.

Na quarta-feira, dia 17, haverá reunião com o vice-presidente do grupo, José Paiva, em São Paulo. Um dos temas em pauta é a garantia de emprego.

Fonte: Seeb PoA

Rossi ... l009 - 16/11/2004



Voltar