Carta Denúncia
A TODAS AS AUTORIDADES BRASILEIRAS:


PRESIDENTE DA REPÚBLICA, MINISTROS, GOVERNADORES, SENADORES, DEPUTADOS, JUÍZES, MINISTÉRIO PÚBLICO, PREFEITOS, VEREADORES

-  A TODOS OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO -  TAMBÉM E, ESPECIALMENTE,  A TODAS AS PESSOAS DE BEM.


Grupo Santander Banespa desrespeita cidadãos e instituições brasileiras

Desde 20 de novembro de 2000, data em que o Banespa foi privatizado, os aposentados e pensionistas viram suas vidas transformarem-se em pesadelo em virtude das atitudes tomadas pelo Grupo Santander Banespa.

Completamos no mês de setembro deste ano, 4 anos de congelamento salarial provocado por manobras ardilosas do Grupo Santander Banespa, o que vem levando ao desespero milhares de aposentados e seus familiares, que significam hoje 100.000 brasileiros. Vários desses aposentados já foram excluídos do plano de saúde a que tinham direito, por absoluta falta de condições de pagamento.

Entretanto, o que é mais absurdo nesse episódio é o fato de o grupo Santander Banespa ter recolhido a seus cofres a quantia de R$ 4 bilhões, recebida do Governo Federal por ocasião da privatização, destinada ao pagamento das aposentadorias e reajustes dos aposentados. Corrigida pelo IGP-DI, mais 12% ao ano, essa quantia vale hoje R$ 7 bilhões. Todo o rendimento desse patrimônio, que deveria honrar o pagamento dos reajustes dos aposentados, está indo diretamente para os cofres do grupo espanhol, contribuindo para aumentar seus lucros já astronômicos.

Desde a privatização o Grupo Santander Banespa já demitiu mais de 13.000 empregados, contribuindo também para o aumento do nível de desemprego e provocando sofrimento a milhares de brasileiros.

Não bastassem todos esses absurdos eis que o Grupo Santander Banespa, em sua desmesurada ganância, apresentou aos banespianos nova proposta de mais 2 anos de congelamento, o que se efetivado, levará ao total de 6 anos de congelamento salarial.

Esta denúncia está sendo encaminhada como um pedido de apoio e como uma maneira de informar o que um grupo estrangeiro está causando de mal a um conjunto de brasileiros aposentados, centenas deles com mais de 80 anos, que trabalharam a vida toda com esforço, dedicação, competência, e honestidade, e agora, quando se aproximam do fim de suas vidas, são abrigados a, indefesos, enfrentar dificuldades de toda sorte.

É ultrajante que isso aconteça justamente no momento em que o Brasil volta suas preocupações para com o bem estar de seus idosos, criando do Estatuto do Idoso que visa assegurar-lhes dignidade e o respeito que merecem.

Dezembro de 2004

Aposentados e pensionistas do BANESPA




15/12/2004

Outra consulta<     >Home page